A PESSOA CERTA NA VAGA CERTA!

Para o bom desempenho de uma pessoa em uma determinada função se faz necessário que ele tenha determinadas competências, bem como seu estilo comportamental e de comunicação tem que ser compatíveis com a função a desempenhar.

Também é fundamental que se leve em consideração seus motivadores, valores, formas desejadas de recompensa e interesses de carreira para ter certeza do desejo de continuidade do trabalho.

E por último, mas não menos importante é preciso conhecer o nível de inteligência emocional-social do indivíduo, para poder avaliar sua capacidade de aprender e interagir com as outras pessoas.

COMPORTAMENTOS

São características normalmente visíveis de “COMO” as pessoas se comportam e se comunicam!

É claro que os comportamentos servem de base para uma análise inicial de recrutamento, para avaliar se um indivíduo se encaixa ou não a uma vaga e como ele age em determinada situação.

Através dos comportamentos, podemos supor que uma pessoa extrovertida e dinâmica poderia ser um bom vendedor, mas não podemos dizer que somente com a análise dos comportamentos teremos informações suficientes para conduzir uma contratação assertiva.

 

FATORES DE MOTIVAÇÃO

Nos mostram o “PORQUÊ” as pessoas fazem o que fazem!

Quando um indivíduo não tem pelo menos um de seus maiores motivadores ou paixões preenchidas pelo seu trabalho, com o tempo, invariavelmente ele se desmotivará e passará a não oferecer mais 100% do seu potencial naquela atividade, chegando até ao ponto de se desmotivar por completo e procurar por outra oportunidade na qual possa se sentir realizado, desejo cada vez mais comum no mercado de trabalho.

Os nossos fatores de motivação mais fortes precisam estar de acordo com o que fazemos para nos sentirmos plenos, não basta apenas que nossos comportamentos e estilos estejam alinhados com nosso trabalho ou que tenhamos todas as competências técnicas para desenvolvê-lo. Cabe também mencionar que nossos fatores de motivação de menor intensidade podem ser potenciais fatores de conflitos e erros de comunicação entre a equipe, portanto o seu conhecimento se torna de grande importância para líderes e gerentes que desejam o melhor desempenho de suas equipes.

 

COMPETÊNCIAS PESSOAIS

As competências pessoais são “O QUANTO” você entende suas capacidades, habilidades e talentos!

Com base as competências pessoais ou axiologia, podemos analisar os talentos e tendências emocionais, necessárias a atingir o alto desempenho em uma atividade específica, tais como: liderança, vendas, atendimento, prática de esportes, entre outras.

Este conhecimento é fundamental para detectar capacidades, habilidades e entendimentos que fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma pessoa, quando desempenha uma função.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

É “O QUE” as pessoas sentem, as emoções com relação a si mesmas e ao mundo que as cerca.

Com ela é possível avaliar a maturidade e entendimento das emoções que o indivíduo tem, bem como entender como ele faz a gestão das emoções dentro de si e nos ambientes.

Assim, é possível ter informações sobre autocontrole, autoestima, empatia, entre outras e então prever como serão suas potenciais ações e reações no ambiente de trabalho e também sua capacidade de desenvolvimento.

 

CONCLUSÃO

Concluir que uma pessoa se encaixa no perfil de uma vaga, porque tem boa qualidade de comunicação, boa capacidade de planejamento, que lida bem com análises detalhadas ou executa bem as tarefas, evidencia uma análise rasa.

Atribuir aos perfis comportamentais o centro de uma analise a candidatos para uma determinada vaga, torna o processo incompleto quanto as informações e consequentemente pouco assertivo, pois deixa de lado muitos outros aspectos extremamente relevantes ao sucesso desta pessoa desempenhando seu trabalho em um ambiente real.

Quanto mais ampla é a análise, mais assertivo é o processo.

 

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Carlos Andrade                                                           Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior            Psicóloga e Master Coach

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