VOCÊ SABE SE COMUNICAR BEM COM TODOS OS TIPOS DE PESSOAS?

As pessoas têm diferentes comportamentos, formas de agir e de se comunicar.

Entender estas diferenças pode ser um grande diferencial competitivo.

 

COMPORTAMENTOS

Lidamos com pessoas em quase todas as situações do nosso dia a dia, no trabalho, nas compras, no trânsito, no ônibus, no trem, no banco, ao telefone, em casa, enfim, são muitas as situações.

Muitas vezes estas pessoas não interagem conosco da forma com a qual desejamos e estes comportamentos indesejados disparam em nós gatilhos mentais, que por sua vez nos levam a reagir de maneiras com as quais não queríamos e que por muitas vezes nos arrependemos depois.

 

– Mas será que não fomos nós os responsáveis por estas respostas?

 

Será que a nossa forma de agir e nos comunicar, ou seja, nosso comportamento, não foi adequado com aquela pessoa?

Ser capaz de entender qual a forma mais eficiente de comunicação para cada pessoa e de controlar nossas emoções, nos traz controle às situações.

Isto nos permite influenciar e conduzir as discussões e situações da forma que desejamos e também nos permite dissuadir as pessoas ao nosso modo de pensar.

 

TIPOS DE PESSOAS

As pessoas são diferentes, com comportamentos diferentes!

Quando conhecemos um pouquinho de nós mesmos, fica mais fácil perceber e se comunicar com o outro, porque existem pessoas, dinâmicas, introvertidas, extrovertidas, calorosas, distantes, rápidas, detalhistas, organizadas, entre tantas outras características comportamentais que definem como as pessoas agem e se comunicam, por vezes semelhantes e outras vezes diferentes de nós.

Quem deseja ter um bom nível de comunicação, precisa conhecer a si mesmo e saber passar a informação desejada, de maneira que a outra pessoa esteja aberta a recebê-la e que ao final ela realmente compreenda o que foi transmitido.

Isto é comunicação!

Para tanto, é preciso conhecer as principais características comportamentais e saber lê-las em si mesmo e nas pessoas, para assim poder se adaptar a forma mais eficiente de comunicação.

 

METODOLOGIA DISC

A metodologia DISC é conhecida mundialmente como a linguagem universal do ser humano, seja onde você estiver consegue manter uma boa comunicação se conhecer profundamente como as pessoas se comportam e se comunicam.

Os comportamentos são passíveis de observação, se observarmos ou convivermos com uma pessoa, poderemos perceber sinais sobre seu comportamento e concluiremos que as pessoas, de fato se comportam de formas diferentes.

Para podermos reconhecer estes comportamentos de forma mais eficiente, podemos lançar mão da metodologia DISC que é um acrônimo que em português significa:

DOMINANTE, INFLUENTE, ESTÁVEL E CONFORME

Através dessa ferramenta, podemos identificar e medir algumas características, entre outras, que nos ajudarão a reconhecer as principais diferenças nos comportamentos das pessoas com as quais nos relacionamos no dia a dia, como:

  • Tom da voz
  • Ritmo de fala
  • Linguagem corporal
  • Processo de decisão
  • Tolerância à mudança
  • Níveis de estresse
  • Como preferem se comunicar e ser comunicado

 

CONCLUSÃO

Não podemos colocar a culpa ou responsabilidade de uma má comunicação nos outros, temos que ser capazes de conduzir com equilíbrio e inteligência todo tipo de comunicação, com as mais diferentes pessoas.

Conhecer os nossos comportamentos e os das outras pessoas é uma arma poderosa quando falamos de relações humanas e de liderança.

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Carlos Andrade                                      Roberta Araujo

Consultor e Master Coach Sênior            Psicóloga e Master Coach

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