10 dicas para escolher sua carreira!

 

Escolher uma carreira é sempre um desafio para qualquer um, uma decisão que sempre parece que é para a vida toda, mas não é!

Decisão como estas sempre causam estresse, pois exigem análise de muitos fatores que influenciam a nossa decisão, tais como: influência da família, sonhos, status, dinheiro, fama, habilidades, facilidades, mercado, motivação, etc.

Sabemos que novas carreiras surgem a cada dia e também que muitas carreiras desparecem ou tornam-se extremante inexpressivas no mercado ano a ano.

Sabemos também que a carreira que se estuda não define exatamente com o que a pessoa vai efetivamente trabalhar e por isso pensar somente sobre nossos comportamentos para definir qual carreira iremos seguir é no mínimo um visão míope do problema.

Enfim, a escolha da carreira exige uma análise ampla e detalhada si e sobre o mundo a sua volta, para facilitar a sua escolha sugiro aqui 10 dicas para você:

1. Aumente seu autoconhecimento

Entenda como você se comporta, como se comunica, o que te motiva, quais são seus valores e que tipo de carreiras tem a ver com você, ou seja, aumente seu autoconhecimento e sua autoconsciência. Isso irá lhe proporcionar muito mais clareza na sua escolha.

2. Descubra seus pontos fortes

Entenda quais são os seus pontos fortes e quais são os seus pontos de melhoria. Use seus pontos fortes para chegar mais rápido aos seus objetivos e trabalhe os pontos que precisam ser melhorados e que tenham relevância no momento, de forma a melhorar seu desempenho.

3. Encontre o que te motiva

Entenda o porquê você faz o que faz e quais são as coisas que te motivam, enfim, quais são suas paixões e valores. Então procure satisfazer pelo menos uma destas paixões e seguir os seus valores quando escolher sua profissão, para que ao longo dos anos você sempre sinta prazer no que faz e também satisfação e orgulho na forma como é recompensado.

4. Pesquise o que combina com você

Descubra quais carreiras podem satisfazer todas as suas necessidades ao mesmo tempo. Avalie inicialmente as carreiras com base a seus comportamentos, o que te motiva e quais delas mais te interessam.

new RDStationForms(‘topo-e-book-insight-career-48b0aca0659bdce0f144-html’, ‘UA-119387436-1’).createForm();

5. Tenha sempre mais de uma opção

Quando você analisa suas opções de carreiras com foco apenas nos seus comportamentos, o que é muito comum, invariavelmente surgirá um grande número de opções. Isso ocorre por que os comportamentos sozinhos não podem definir uma carreira. Contudo, quando você combinada com suas motivações e interesses, este número reduz significativamente, facilitando muito a sua busca. Por outro lado, evite ter apenas uma carreira em mente, tenha pelo menos 3 ou 4 opções, pois durante o processo de escolha você poderá decidir trocar esta opções e é sempre bom ter outra a mão, ao invés de iniciar o processo desde o início.

6. Analise o nível de estudo exigido

Escolher uma área de atuação não define o grau de formação necessário, por isso sugiro que reflita sobre quantos anos deverá estudar para chegar ao seu objetivo. Existem muitas carreias em uma mesma área de atuação com diferentes níveis de formação, tais como: médio, superior, mestrado, doutorado, etc. Este é um ponto muito importante a ser levado em consideração, quando estiver definindo qual carreira irá seguir. No caso da sua busca ter retornado com muitas opções de carreiras, sugiro que faça uma nova análise agora levando em consideração este ponto, isso poderá ajudá-lo a reduzir o número de opções.

7. Aprofunde seus conhecimentos

Agora que já escolheu 3 ou 4 opções de carreira que tem a ver com você e estão dentro das suas expectativas, sugiro que aprofunde seus conhecimentos sobre elas. Este trabalho será mais simples porque não terá que fazer isso para muitas profissões. Isso pode ser feito visitando as universidades, conhecendo profissionais que atuam nas áreas, entendendo o que fazem, quais são as possibilidades de desenvolvimento, remuneração, ambiente de trabalho, etc.

8. Analise o mercado de trabalho

Como todas as suas dúvidas sanadas e de posse de algumas opções de carreiras bem adequadas a você, sugiro agora que analise como está o mercado de trabalho nestas áreas. Se elas estão em ascensão, estáveis ou em queda, avalie as regiões mais aquecidas e as mais desaquecidas e entenda os riscos de sua escolha, bem como as necessidades de adequação de morada e deslocamento. Também é muito interessante avaliar o retorno que terá sobre todo investimento exigido de tempo, esforço e dinheiro, pois é desejável que depois de formado, além de estar satisfeito com sua escolha, que você seja capaz de sustentar as suas despesas e alcançar autonomia.

9. Analise local e custos

Uma vez que você já tem em mente onde quer estudar, avalie as possibilidades de transporte, alimentação, moradia, mensalidade, etc. Muitas vezes tem-se a ilusão que uma universidade gratuita terá baixo custo para a formação, muito pelo contrário, muitas vezes na ponta do lápis elas podem ser muito mais caras do que as universidades pagas. Portanto este não deve ser o seu critério de escolha, mas sim, mais um ponto a se ponderar. Avalie sempre sua situação financeira atual e futura e entenda a melhor forma de viabilizar os seus estudos, sejam eles em universidades pagas ou gratuitas, no Brasil e no exterior.

10. Seja realista em suas análises

Não adianta alimentar seu sonho por uma carreira apenas pelo glamour do título que receberá ou pelo status que irá lhe proporcionar, nem tão pouco para atender os desejos da sua família. É preciso que você fique satisfeito com sua escolha por si mesmo e que tenha uma visão realista de tudo que envolverá a sua formação e sua carreira posterior. Tenha certeza que nomes e títulos não o motivarão por muito tempo, nem tão pouco avalie apenas o dinheiro que ela poderá lhe proporcionar, pois isso também não o motivará por muito tempo. Sugiro que seja organizado e trace um plano para sua vida, para 1, 5 e 10 anos. Com este plano em mão, entre em ação! Divida as etapas e trabalhe diariamente para chegar aonde deseja. Faça correções periódicas se necessário, seja otimista e perseverante, que com certeza você atingirá suas metas.

Quer saber como ter todas as informações que precisa para a escolha de sua carreira?

Saber O QUE te interessa é um ótimo começo, descobrir POR QUE algo te move é o próximo passo, entender COMO agir completa seu perfil.

Poder ter tudo isso COMBINADO para fazer sua escolha faz toda a diferença!

INSIGHT CAREER tudo que você precisa para escolher sua carreira!

 

Carlos Andrade

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.