Motivadores influenciam na escolha de carreira?

 

Com certeza os motivadores influenciam, pois eles são responsáveis por indicar o PORQUÊ você faz o que faz e de que maneira gostaria de ser recompensado.

A Motivação é a força que guia as pessoas a atingirem seus desejos e metas, é um impulso que faz com que elas lutem para atingir seus objetivos.

A Motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais, é responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. A motivação é que faz com que os indivíduos deem o melhor de si e façam o possível para conquistar o que almejam.

 

 

O que são os Fatores de Motivação?

Os fatores de motivação são os valores, paixões, julgamentos e pontos de vista, eles mostram como as pessoas gostam de serem motivadas, são as lentes pelas quais elas veem o mundo, são os PORQUÊS na equação da personalidade.

Eles mostram, por exemplo, se uma pessoa tem como paixão ajudar os outros, liderar um grupo, buscar paz e equilibro ou talvez aprender e ensinar, entre outras coisas.

 

 

Por que usar os Fatores de Motivação na sua escolha

Quando você for analisar uma opção de carreira, deve olhar sempre para os comportamentos e complementar o autoconhecimento com os fatores de motivação, de maneira a poder mapear melhor o seu perfil conhecendo o COMO age e se comunica, bem como o PORQUÊ faz o que faz.

 

 

Exemplo da importância dos Motivadores

Por exemplo, se analisarmos o perfil de uma pessoa que irá trabalhar com vendas, seja de produtos ou de serviços, como funcionário ou como proprietário, podemos definir previamente um perfil dito como ideal com característica do tipo: dinâmico, flexível, extrovertido e ligado em pessoas.

Mas isso não seria suficiente, pois necessitaríamos saber além de COMO esta pessoa se comporta também o PORQUÊ ela faz o que faz, o porquê ela se levanta todas as manhãs e vai à luta, o que a motiva e como ela gosta de ser recompensada, para tanto precisamos analisar e conhecer seus 7 fatores de motivação.

Caso esta pessoa tenha como sua maior paixão “ajudar os outros”, talvez ela foque mais em agradar seus clientes do que atingir seus resultados, podendo assim causar problemas ao seu negócio, independentemente dos seus comportamentos. Talvez fosse melhor essa pessoa trabalhar com atendimento, pois especificamente pensando em vendas clássicas, talvez estivéssemos à busca de uma pessoa que tivesse como motivação principal “retorno sobre o investimento”.

 

 

Conclusão

Enfim, fica fácil de perceber que não basta apenas olhar para os comportamentos para definir quais atividades vão motivar alguém ao longo dos anos, precisamos conhecer seus fatores de motivação e diriamos também seus interesses de carreira para ter uma visão completa, mas este é um tópico para outra discussão.

Saber O QUE te interessa é um ótimo começo, descobrir POR QUE algo te move é o próximo passo, entender COMO agir completa seu perfil.

Poder ter tudo isso COMBINADO para fazer sua escolha faz toda a diferença!

INSIGHT CAREER tudo que você precisa para escolher sua carreira!

 

Carlos Andrade

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.