O MEDO SE ESCONDE POR TRÁS DA RAIVA!

Para que tenhamos uma reação ou um comportamento, muitas coisas aconteceram antes em nosso cérebro.

 

COMPORTAMENTO

Para que haja um comportamento, ele em geral segue um processo bem peculiar, no qual a informação é recebida, processada e interpretada para gerar um comportamento, logicamente quando não estamos falando de comportamentos instintivos.

Bem, de forma simplificada acontece assim: Uma informação atinge um ou mais de nossos sentidos, ela é processada pelo nosso cérebro que cria uma representação mental.

Esta representação mental irá ser formada com base as nossas experiências anteriores, crenças, valores, filtros mentais e erros cognitivos, por isso, fácil entender por que cada indivíduo pode ter uma reação completamente diferente, para uma mesma situação ou informação recebida.

Em seguida nosso cérebro transforma esta representação e uma emoção, que consequentemente irá gerar uma reação ou comportamento.

A forma como reagimos com relação aos nossas emoções e as emoções da outras pessoas define o nosso nível de Inteligência Emocional-social.

 

SENTIMENTOS

Acredita-se que o ser humano possua seis emoções básicas, que seriam: Felicidade, Tristeza, Medo, Surpresa, Raiva e Nojo. Contudo existem autores que consideram apenas quatro: Felicidade, Tristeza, Medo e Raiva. De qualquer forma é fácil notar estas emoções fazem parte de nossas vidas.

Sentir estas emoções e saber interpretá-las nos ajuda a lidar e a resolver nossos problemas, elas são perfeitamente saudáveis e normais. A Felicidade nos satisfaz, a Tristeza nos fortalece e nos prepara, o Medo nos protege e nos prepara, e a Raiva, como as outras emoções, pode nos impulsionar quando bem direcionada e controlada.

Para tanto é preciso aumentar o nosso autoconhecimento e assim aumentar nossa autoconsciência sobre os nossos pontos fortes e aqueles que precisamos melhorar, pois não é possível desenvolver uma atributo ou comportamento ou competência se não sabemos que necessitamos e nem o porquê estamos fazendo isso.

 

RAIVA

A raiva tem sua origem no tédio, na irritação ou no medo, uma pessoa que por alguma razão interpreta risco em uma situação, ou seja, percebe que está suscetível a sofrer algum mal, tem medo e pode usar a raiva como forma de delimitar limites coerentes e expressar suas expectativas e necessidades.

Quando acumulamos muitos aborrecimentos não expressados, se torna muito mais difícil controlar nossas reações, pois acabamos explodindo e assim aflora a emoção da raiva. Como em uma panela de pressão, vamos acumulando insatisfações, aborrecimentos, medos, exigências sem sentido, comportamentos hostis e outras coisas ruins, e de repente colocamos tudo para fora em forma de raiva, o que nos torna hostis e agressivos perante aos outros.

Como a raiva normalmente entorpece nossas ações, ela nos tira da direção correta para atingir nossas metas e destrói nossos relacionamentos sociais, além de nos afetar emocionalmente. As pessoas passam a nos evitar e não nos levar mais a sério, por que sabem que apesar de pareceremos duros e esclarecidos nestes momentos de raiva, no fundo estamos com muito medo e nos escondemos atrás destas reações.

– Como gerir a raiva?

 

É importante frisar que não é bom querer eliminar nenhuma das nossas emoções básicas, mas sim conhecê-las e aprender a geri-las, o que chamamos de ter um alto nível de Inteligência Emocional-social, ou seja, saber gerir bem as nossas emoções e as dos outros.

 

Veja agora 5 Dicas para gerir e evitar as reações exageradas de raiva:

  1. Aceitar que irá sentir raiva em algum momento, como acontece com nossas outras emoções, pois que ela é natural. Quando ela vier, procurar se retirar para refletir, não dar respostas imediatas, mas sim, contar até 10.
  2. Uma vez que a intensidade da emoção diminui, procurar manter as expectativas, necessidades e exigências sob controle, para evitar exageros no que se refere a medo, descontentamento e sentimentos ruins. Você pode se perguntar: Por que estou com raiva? O que estou querendo ou perdendo? Estou sendo realista e entendendo o outro lado? Minha reação foi proporcional? Como minha reação poderia ter sido?
  3. Descobrir as causas dentro de si e quais são as necessidades que quer satisfazer, bem como qual seria o real dano que ela causaria, caso não fosse satisfeita pode ajudar muito. Muitas vezes o medo é causado por uma crença exagerada nos danos que algo pode lhe causar ou no exagerado valor que damos a uma necessidade ou desejo.
  4. Criar um ambiente de confiança para entender e na medida do possível expor aos outros quais seriam os gatilhos da sua raiva, poderá ajudá-lo e também permitir aos outros a ajudá-lo neste processo.
  5. Manter o canal de comunicação om as pessoas sempre aberto para evitar mal entendido e acúmulos de assuntos não resolvidos, além de procurar resolver os conflitos e problemas enquanto ainda são pequenos, assim será muito mais difícil explodir devido ao acúmulo de problemas. Isto é válido para os relacionamentos pessoais e profissionais.

 

CONCLUSÃO

Viver em um ambiente harmônico, de diálogo aberto, sem medo de retaliações, no qual sua voz é ouvida e você se sente parte dele, com certeza reduzem muito os conflitos e os sentimentos exagerados de raiva.

 

Carlos Andrade                                                         Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior           Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.