COMO MOTIVAR AS PESSOAS?

A MOTIVAÇÃO É ALGO QUE TODOS BUSCAM EM SI MESMOS OU PARA AS PESSOAS COM QUEM INTERAGEM.

No geral não é complicado de se entender o que são os fatores de motivação, contudo utilizá-los exigirá um pouco mais de tempo e dedicação.

De uma maneira geral os motivadores estão divididos em dois grupos:

  • Motivadores Externos

  • Motivadores Internos

Apesar de parecer fácil de imaginar qual é a diferença entre eles, é importante ter clareza sobre algumas características que os diferem.

 

MOTIVADORES EXTERNOS

São aqueles de origem externa, ou seja, que agem em tudo aquilo que  nos cerca.

São os mais comuns de se encontrar e também os mais comum de se pensar a respeito, podemos dar alguns exemplo: Salário, benefícios, cargo, poder, horários flexíveis, ambiente físico de trabalho, carros da empresa, bolsa de estudos, etc.

Gostaria de mencionar quatro características que nos ajudam a classificar este tipo de motivadores:

  1. Eles normalmente tem custo elevado para as organizações e por isso são limitados.
  2. Eles tem limitação de quantidade, por isso também tem limitada de uso.
  3. São utilizados de maneira abrangente, sem uma análise individualizada, portanto se encaixam para qualquer pessoa que ocupe aquela função ou atividade.
  4. Eles tem curto efeito motivacional, pois não estão alinhados com as necessidades e motivações individuais de cada pessoa.

 

MOTIVADORES INTERNOS

São aqueles de origem interna, ou seja, estão relacionados com os desejos, metas, valores e motivadores de cada pessoa.

São mais complexos de se lidar devido a necessidade de personalização das ações, pois é necessário que estes motivadores sejam oferecidos de acordo com a necessidade de cada indivíduo, exigindo mais conhecimentos e tecnologia por parte dos gestores.

As características que gostaria de ressaltar sobre este tipo de motivadores e que irão servir de fatores de comparação e compreensão com relação ao outro, são:

  1. Eles normalmente tem mais custos baixos para a organização e por isso podem ser utilizados com menos limitações.
  2. Normalmente não apresentam limites de quantidades, portanto podem ser oferecidos a muitas pessoas.
  3. São utilizados de maneira individual, sendo necessária uma análise personalizada para existe realmente o efeito motivacional, exigindo mais conhecimentos e habilidades por parte dos gestores.
  4. Eles tem efeito motivacional de longa duração, pois estão alinhados com as necessidades e motivações individuais de cada um.

 

DIFERENÇAS

Os motivadores externos são eficientes e podem ser utilizados sem muito conhecimento detalhado das pessoas, pois são genéricos, contudo tem custo alto e são de baixa duração.

Já os motivadores internos tem custos mais baixos e efeitos de longa duração, contudo necessitam de um conhecimento detalhado das pessoas para que seja realmente eficiente.

 

CONCLUSÃO

Motivar uma pessoa ou um grupo de pessoas de forma duradoura e eficiente, invariavelmente passa por demonstrar interesse por elas, criar um ambiente propício para o seu desenvolvimento e ter canais abertos e maduros de comunicação.

Investir em autoconhecimento e em desenvolvimento pessoal em todos os níveis, iniciando pelos mais altos escalões, é um excelente começo.

 

Carlos Andrade                                                     Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior           Psicóloga e Master Coach

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