O QUE É SER UM LÍDER REAL?

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”

John C. Maxwell

 

Ouvimos tanto falar de liderança, como deve ser e como não deve ser, que chega até ficar complicado de entender tantas informações.

Diariamente recebemos dezenas de novas dicas para nos tornarmos líderes verdadeiros, mas será que são mesmo necessárias tantas coisas assim?

 

LIDERANÇA, DOM OU HABILIDADE?

Nos processos de desenvolvimento de liderança é comum ouvirmos com frequência a frase:

– Não nasci para ser líder!

Pois saibam que a liderança não é inata, ou seja, não é uma competência que nasce com você, mas sim que pode ser aprendida e desenvolvida.

Logicamente pelo fato das pessoas serem diferentes, podemos encontrar indivíduos com mais ou menos facilidade para desenvolver determinadas habilidades, mas isso não configura uma limitação ao sucesso.

O mais importante são os motivos pelos quais as pessoas querem desenvolver alguma competência ou comportamento.

 

MOTIVAÇÃO É A CHAVE

Cada pessoa tem um perfil comportamental e motivacional único que a influencia a ter um determinado perfil de liderança, que pode ser alterado e desenvolvido de acordo com sua vontade.

A palavra “vontade” é bem pertinente, pois com certeza, o caminho a ser percorrido pode ser longo para aprimorar os diversos aspectos na busca por ser um líder real.

Este caminho pode ser mais simples para uns do que é para outros, mas todos podem chegar lá. Você pode conhecer onde se encontra nesta jornada através de uma avaliação de competências pessoais de liderança (axiologia).

 

LIDERANÇA SE CONQUISTA

Outro ponto importante para se refletir é que a liderança pode ser exercida em diversos ambientes e situações, tais como: no âmbito profissional, pessoal ou social, na sua turma da escola, no seu time de futebol, na sua igreja, com os seus companheiros de trabalho ou com os seus funcionários.

Basta você desejar ser um líder e combinar estas quatro características importantes:

  • Autoridade

  • Organização

  • Influência

  • Atitude

 

AUTORIDADE

As pessoas precisam respeitar seus conhecimentos e experiência sobre o assunto que deseja exercer liderança.

Elas precisam reconhecer em você a pessoa que conseguirá conduzi-las a alcançar aquilo que desejam.

A autoridade se conquista como a confiança, ela é alcançada através de ações e resultados, estudos e pesquisas, enfim um histórico de referências.

 

ORGANIZAÇÃO

As pessoas precisam ver suas palavras, pensamentos e ideias, muitas vezes intangíveis e sem foco, serem transformados em metas tangíveis e desdobrados em planos reais de ação para o grupo, bem como sentirem que o trabalho está sendo feito por todos em harmonia e em uma única direção.

A organização traz segurança e eficiência nas ações, tornando-as claras e objetivas, requisitos fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa ou instituição.

 

INFLUÊNCIA

É preciso ser capaz de entender e tomar todas as ações necessárias para conduzir as mudanças necessárias em cada membro de uma equipe, bem como na equipe como um todo e principalmente ser capaz de ser entendido, respeitado e apoiado por todos os membros.

Ter influência é ter o respaldo necessário para transformar momentos de indecisão e conflitos, em situações de confiança e harmonia, apesar de tudo.

 

ATITUDE

É preciso dar o exemplo para ser seguido.

O ser humano, como outras espécies, aprende por imitação, contrariar este senso comum é criar conflitos no aprendizado.

Quando queremos ensinar algo a alguém, nada mais poderoso do que o exemplo.

O líder deve ser sempre o exemplo daquilo que ele quer da sua equipe, deve mostrar motivação se quer que outros se motivem, se não quer críticas, não deve criticar, se quer participação, deve ser participativo, se quer inovação, deve ser inovativo e fornecer o ambiente adequado para que todos também sejam.

O líder deve sempre ter a atitude de incentivar o desenvolvimento, o autoconhecimento e os comportamentos positivos, que irão levar sua equipe muito além dos resultados tradicionais.

 

CONCLUSÃO

Claro que estas características não surgem do dia para noite, devem ser cultivadas e desenvolvidas com consistência e perseverança.

Devem ser combinadas com uma boa dose de competência, motivação e inteligência emocional-social, além de conhecimento sobre a área que deseja atuar e o mais importante, sobre as relações humanas.

Outras qualidades, muito comuns de serem ouvidas, são importantes para os líderes e devo dizer também para qualquer pessoa que deseja ter sucesso nos relacionamentos, tais como: resiliência, empatia, autoconsciência, flexibilidade, entre outras.

É seguro afirmar que qualquer um pode reunir tudo isso, basta estar disposto a fazer tudo que é necessário para alcançar o nível de desenvolvimento intelectual e emocional desejado.

Sem esforço e perseverança não se chega a lugar algum, mesmo aquele que ganha tudo de graça, terá que se esforçar para manter tudo aquilo que ganhou.

“Como a confiança, a liderança não se dá e não se pede, mas sim, se conquista!”

 

Carlos Andrade                                                            Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior             Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.