ESPORTE 4.0

Os clubes, federações e profissionais brasileiros estão preparados para competir no mundo dos esportes 4.0?

 

São inúmeros os exemplos de clubes e federações pelo mundo que estão tendo sucesso com o uso de planejamento, tecnologia e informações para alcançar o sucesso, contudo isso ainda não é uma realidade para grande maioria das equipes e clubes no Brasil.

 

 

REVOLUÇÕES

A humanidade de tempo em tempos dá saltos evolutivos que mudam a maneira com a qual as pessoas vivem e trabalham, estes saltos são chamados de REVOLUÇÕES.

 

  • A REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS foi a primeira revolução que ocorreu em meados do século XVIII.
  • A REVOLUÇÃO DA ENERGIA, a segunda revolução em meados do século XIX.
  • A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA foi a terceira revolução no início da década de 70.
  • A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA COMUNICAÇÃO, a qual nós estamos vivendo agora começou no início dos anos 2000.

 

Estamos vivendo a 4ª revolução industrial e nenhum setor pode ficar de fora!

 

Acompanhar as tendências e necessidades atuais é uma questão de sobrevivência, países como Alemanha, EUA e Japão, entre outros, já estão engajados neste objetivo há muitos anos.

 

E nós? Estamos preparando nossos atletas para o nível de competição que irão encontrar pelo mundo afora?

 

 

DESENVOLVIMENTO DOS ATLETAS

Planejamento e foco são tendências em todas as ações empresariais e nos esportes não poderia ser diferente.

Muitos clubes e federações já começaram a andar nessa direção, mas temos um longo caminho a trilhar para que esta mentalidade esteja presente na maioria dos lugares.

 

Observando os exemplos de países com sucesso nos esportes, detectamos claramente algumas tendências e visões em suas formas de trabalhar na área esportiva.

 

FASES

É necessário abordar todas as fazes da evolução dos atletas a curto, médio e logo prazo, além de haver uma matriz clara de habilidades e atributos específicos para cada esporte, alinhadas com os valores das federações, clubes e atletas.

A partir destas matrizes é possível analisar os pontos fortes e os pontos de melhoria de cada atleta, em um âmbito abrangente dos aspectos físicos, técnicos e mentais, e garantir um planejamento adequado e eficiente da evolução do seu desempenho de forma abrangente dos aspectos pessoal e esportivo.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Para que haja esta abrangência, se faz necessário ter uma equipe de profissionais de apoio multidisciplinar na ciência, na medicina, na psicologia e na fisiologia do esporte, para dar suporte ao ambiente de treinamento diário.

Um atleta para ter sucesso precisa desenvolver todos os aspectos de seu corpo e sua mente, estar em harmonia e equilíbrio em ambas as áreas, além de contar com um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, dentro e fora do clube.

É obrigação dos clubes e das comissões técnicas combater e proteger seus atletas das ameaças como doping, manipulação de resultados, má governança, violência, abuso e assédio de todas as formas (sexual, racial, de gênero, etc.), a ética e os valores devem guiar todas as ações.

Existe hoje uma série de recursos que podem auxiliar as equipes multidisciplinares a obter todas as informações necessárias a melhorar o desempenho dos atletas de forma rápida e precisa, os quais nós veremos mais a frente.

 

ABORDAGEM SISTÊMICA

Uma abordagem sistêmica deve ser empregada, na qual o treinamento deve ser periodizado, com o foco em aumentar o desempenho físico e mental dos atletas, de forma individualizada, para garantir a distribuição correta da carga de trabalho e manter a mente calma e equilibrada.

O bem-estar do atleta deve ser uma prioridade, para que ele se concentre em seu trabalho que é treinar e competir, para isso sua qualidade de vida e saúde do corpo e da mente são fundamentais.

 

É preciso trabalhar todo o espectro do atleta, seu lado emocional, social, espiritual, intelectual e físico.

 

 

ALTO DESEMPENHO

O esporte competitivo é um grande negócio, com grandes empresas patrocinando jogadores, um grande número de fãs e envolve cifras bilionárias.

O sucesso neste mundo é hoje definido pelo quanto se entende as informações, as estatísticas, as habilidades e a capacidade geral de desempenho de cada atleta e suas equipes.

O Big Data Analytics é uma área que transformou o setor, seja profissional, amador ou esportivo.

As tecnologias de análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial estão mudando o setor de esportes de maneira que não imaginávamos que seria possível, como por exemplo os serviços oferecidos pela Instat Sports no setor do futebol.

Estas novas tecnologias estão revolucionando o mundo dos esportes, pelo fato de estarem oferecendo possibilidades de processar e interpretar dados, qualitativos, quantitativos e estatísticos, de forma rápida e fácil.

 

 

ANÁLISE DE DADOS

Com a pressão constante pelos resultados e a busca constante por melhorar o desempenho, a análise preditiva no esporte é o tema do momento.

À medida que as tecnologias de coleta e análise de dados em todos os aspectos do esporte e dos atletas evoluem, a busca por uma percepção maior e mais precisa das capacidades e necessidades se tornam mais acessíveis.

Ações orientadas por números resultaram em diferenças nítidas nos desempenhos das equipes em campo na última década.

Por exemplo, os clubes de futebol utilizam hoje as imagens das partidas para analisar as estratégias das equipes adversárias, para encontrar maneiras de combatê-las.

O time de futebol escocês Hearts usou informações de um banco de dados deste tipo para prever que um jogo de alto impacto usando jogadores que pudessem manter a pressão por mais tempo os ajudaria a vencer o Celtic e funcionou.

A seleção alemã, que venceu a Copa do Mundo de 2014, construiu um banco de dados que analisou vários pontos de dados de sua equipe e de seus adversários. Fundamentalmente, esse sucesso pode ser atribuído à melhoria de velocidade do atleta, relacionada a dados como o tempo médio que um jogador teve com a posse de bola, caindo de 3,4 segundos em 2010 para 1,1 apenas quatro anos depois.

 

 

COLETA DE DADOS

Os dados também podem ser construídos a partir de seus próprios jogadores usando dispositivos sofisticados como os da empresa Catapult Sports que podem coletar até 1.000 pontos de dados por segundo, ou o  STATsports Apex que pode calcular mais de 50 métricas de uma só vez, como velocidade máxima, frequência cardíaca, equilíbrio de passos, alta distância metabólica e carga dinâmica de estresse.

A análise destes dados combinados vai muito além de números, mas acrescenta interpretação sobre como tudo afeta o atleta coletiva e individualmente.

Outro exemplo é o de um acessório para os tênis de corrida, como a da Stryd  que pode captar cadência e contato com o solo, criando a possibilidade de analisar o estilo de corrida e comparar com treinos anteriores dos atletas ou até mesmo com os treinos de outros atletas.

 

 

FOCO NA MENTE

Vimos que os equipamentos e tecnologias utilizados hoje em dia para aumentar o rendimento e desempenho dos atletas têm abrangido as áreas física, tática, nutricional, biológica e estatística.

 

E como fica a parte emocional do atleta?

 

Sabemos que para um atleta alcançar seu desempenho máximo e trabalhar de forma coletiva e colaborativa, ele precisa estar em equilíbrio e harmonia, ou seja, com a relação entre ambiente, corpo e mente equilibrada.

Auxiliar o AUTOCONHECIMENTO, a AUTOCONSCIÊNCIA e as AÇÕES de melhoria em um espectro abrangendo a personalidade dos atletas, é fundamental para gerar equilíbrio.

Plataformas de People Analytics Esportiva e com ferramentas específicas para o desenvolvimento mental dos atletas, como a da Lidera Assessments, que permite aos profissionais terem acesso a informações sobre vários aspectos da personalidade dos atletas, tais como comportamentos em casa e no clube, níveis de estresse, motivadores, interesses, inteligência emocional-social e as competências pessoais necessárias para ter sucesso no mundo dos esportes.

Fatores como concentração, foco, compreensão tática, mentalidade de vencedor, etc.; são decisivos para o sucesso dos atletas, e conhece-los em detalhes gera autoconhecimento e autoconsciência, bem como assertividade nas ações da equipe técnica.

De posse deste tipo de informações a equipe técnica saberá com precisão quais são os pontos fortes de cada atleta, bem com seus potenciais pontos de melhoria, tornando as ações de desenvolvimento muito mais assertivas e eficientes, bem como auxiliando a tomar decisões estratégicas com base a dados, que nesta área era muito difícil.

 

 

MUNDAÇAS DOS PROFISSIONAIS

Por mais que sejam desenvolvidos computadores com enorme capacidade de processamento de análise, que possam se basear em infinitas possibilidades matemáticas e gigantescos bancos de dados, que equipamentos e robôs possam realizar inúmeras tarefas e que provavelmente irão substituir o homem em muitas delas, nada ainda se mostrou capaz de sentir e se relacionar com empatia com as pessoas.

Muitas profissões irão desaparecer nos próximos anos e muitas outras irão surgir, mas uma atividade irá permanecer, a gestão de pessoas.

Profissões nas áreas de psicologia, coaching, educação, etc., ou seja, áreas das relações humanas não tem nenhuma previsão de desaparecer, pelo contrário, estão crescendo e se desenvolvendo.

Contudo é de suma importância que estes profissionais busquem continuamente o aperfeiçoamento e o desenvolvimento, principalmente no que se refere ao uso de tecnologias nos seus trabalhos, pois isso irá aumentar seu rendimento em sua capacidade de tomar decisões, traçar estratégias e desenvolver os atletas.

 

 

CONCLUSÃO

A revolução do conhecimento e da comunicação é uma realidade e está mudando a forma com a qual as pessoas estão vivendo e trabalhando.

Os clubes e federações brasileiras precisam acompanhar as tendências mundiais no uso da tecnologia para atender as necessidades físicas e mentais dos atletas, bem com para auxiliar nas táticas e estratégias das equipes.

 

O mundo todo está mudando em todas as áreas e nós temos que entrar neste trem e seguir viagem, sob pena de ficarmos parados na estação.

 

Os exemplos são inúmeros, dentro e fora do Brasil, de clubes e federações que estão tendo sucesso com o uso de planejamento e tecnologia, mostrando um caminho claro a ser seguido.

Coisas novas aparecem a cada dia, é necessário ter a mente aberta para conhecer o que há de novo e também discernimento para avaliar sua aplicação a cada caso.

Os profissionais da área de humanas têm cada vez mais seu papel aumentado no desempenho dos atletas e consequentemente no sucesso dos clubes.

É necessária uma preocupação constante com o aprimoramento e uso de novas tecnologias, para que possam atender as demandas de desempenho e abrangência de seus trabalhos.

 

 

Carlos Andrade                                       Roberta Araujo

Consultor e Master Coach Sênior              Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.