COACHING UMA ATIVIDADE SÓ PARA PSICÓLOGOS, SERÁ?

Estamos vivendo um momento no qual algumas atividades precisam ser devidamente regulamentadas para evitar uma guerra judicial e um impacto n mercado de trabalho, dentre várias vamos tratar aqui sobre o COACHING.

Sem dúvida a profissão do Coach precisa ser regulamentada, para evitarmos abusos, para que haja um código claro de conduto e ética, para que as ferramentas utilizadas nos processos sejam homologadas, para que apenas profissionais capacitados e certificados possa atuar no mercado, para haja responsabilidade e limites, para que por fim seja possível garantir a segurança e satisfação das pessoas.

 

COACHING NO MUNDO

É preciso termos em mente que a profissão de Coach não foi inventada no Brasil, pelo contrário, ingressamos nessa atividade com décadas de atraso com relação a países como EUA e Canada.

A profissão do Coach é reconhecida mundialmente por sua eficiência e eficácia, é vem sendo utilizada por pessoas e empresas em quase todos os países desenvolvidos do mundo, por décadas.

Não lógico imaginar que apenas no Brasil esta atividade possa ser marginalizada, criminalizada e tenha seu uso de restringido a apenas a uma categoria, sem fundamentação acadêmica, apenas pelo fato pessoas sem escrúpulo e nem capacitação fazem mau uso dela.

Isso acontece com várias profissões, tais como, medicina, educação física, nutrição, contabilidade, etc. e está prática devem ser exemplarmente punida com toda a força da lei, no entanto não podemos colocar profissionais competentes, capacitados e certificados nesta mesma condição em benefício de um categoria.

No caso do coaching, esta distorção só tem espaço, devido ao fato do de regulamentação própria.

Houve uma tentativa de regulamentação com o projeto de lei (PL) 5554/2009, mas que por decisão dos deputados na época, foi engavetada por falta de relevância, contudo ele traria uma séria de avanços que com certeza evitariam muitas das discussões atuais.

Estamos no momento certo para retomar as discussões sobre a regulamentação do Coaching!

 

COACHING E TERAPIA SÃO A MESMA COISA?

É equívoco mais comum, o de pensar que o COACHING é o mesmo que TERAPIA, quando na verdade eles são bem diferentes.

Inúmeros profissionais já explicaram estas diferenças em ótimos artigos no Brasil e no mundo, que com certeza deveriam ser analisados pelos profissionais que estão debatendo sobre o tema e também pelos nossos senadores e deputados.

Menciono aqui dois exemplos:

Você vai encontrar ótimas explicações sobre o tema neste e em outros artigos sérios e de fontes competentes e de forma geral e bem simples. podemos dizer que:

  • A TERAPIA visa ajudar as PESSOAS A SE RECUPERAREM DE DISTÚRBIOS EMOCIONAIS OU OUTROS DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS, como depressão ou ansiedade.
  • O COACHING, por outro lado, visa ajudar INDIVÍDUOS NORMAIS E SAUDÁVEIS a alcançar objetivos pessoais, como sucesso profissional, transição de carreira, perda de peso, controle financeiro, melhora do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, posicionamento como um líder, etc.

“… terapia é sobre revelar e recuperar, enquanto que coaching é sobre descobrir… “

  • Patrick Williams, Ed.D, MCC.

 

TERAPIA X COACHING

 

 

CONCLUSÃO

Profissionais que usurpam atividades que só devem ser exercidas por quem teve a formação adequada e a devida certificação, devem ser punidos com todo o rigor da lei, contudo precisamos ter cuidado na interpretação e julgamento destas atividades.

Não podemos decretar que tudo que tiver relação com os comportamentos do ser humano tenham que ser abordado por um psicólogo e que os conhecimentos sobre a psicologia positiva seja de posse de uma categoria e não possam ser usados por mais ninguém, isso nos remeteria a idade média, quando a bíblia só podia ser lida por religiosos.

Precisamos trabalhar em conjunto para deixar bem claro a abrangência e autonomia de cada categoria, bem como para que haja uma rápida e clara regulamentação feita de forma justa e coerente.

Assim como os psicólogos, médicos, nutricionistas, etc., precisam ter suas atividades protegidas, não podemos jogar na obscuridade mais de 50 mil profissionais que se especializaram para exercer a atividade coach no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.