FUNCIONÁRIOS, RECURSOS OU PARCEIROS?

“Ninguém liga para o quanto você sabe, até saberem o quanto você se preocupa.”

Theodore Roosevelt

 

É muito comum ouvir discursos de empresários e gestores dizendo que a coisa mais importante na empresa são as pessoas, contudo na prática o que se vê é bem diferente disso.

Apesar de muitos estudos mostrarem que a forma mais estratégica de investir no crescimento da empresa, no aumento da eficiência e na redução de custos é investir nas pessoas.

Contudo a maioria das empresas ainda vê este tipo de investimento simplesmente como custo, vamos falar aqui sobre alguns dos motivos para isso ainda estar acontecendo.

INVESTIMENTO EM TREINAMENTO

Pesquisa da associação brasileira de treinamentos aponta uma grande diferença em valor e em número de horas de treinamento investidas no Brasil, com relação aos Estados Unidos.

Na média as empresas brasileiras investem 82% a menos do que as norte americanas.

Isto ajuda a explicar em grande parte os problemas de desempenho que encontramos, de maneira geral, no mercado brasileiro.

Porém existem outros problemas que precisam ser destacados, tais como: treinamentos mal direcionados, profissionais não qualificados e sem experiência conduzindo treinamentos e a falta de profissionalização dos gestores.

Estes problemas tornam boas iniciativas de desenvolvimento das pessoas, em ações de resultados pouco efetivos para as empresas, criando uma falsa sensação de que investir nas pessoas não seja uma boa ideia ou que não seja tão eficiente quanto se diz.

PREÇO, PRODUTO OU PESSOAS?

O foco dos empresários normalmente está em ações de curto prazo, porque a médio e longo prazo não se mostram eficientes.

Quando uma empresa investe em preços baixos, ela permanece na liderança do mercado por pouco tempo, pois logo outras empresas farão o mesmo, muitas vezes de maneira mais agressiva, tornando esta prática muito lesiva aos resultados finais desejados.

Quando uma empresa investe em produtos diferenciados e tecnologia, ela permanece na liderança do mercado por mais tempo do que aquelas que investem apenas em preços, mas terão o mesmo problema, pois as outras empresas a copiarão ou apresentarão suas soluções muito rapidamente ao mercado, tornando esta prática uma necessidade de sobrevivência, mas que necessita de muita criatividade e investimentos.

Agora, quando uma empresa investe no treinamento, desenvolvimento e motivação de suas equipes, ela permanece na liderança do mercado por muito mais tempo, pois se torna muito mais difícil para a concorrência batê-la, devido a suas constantes inovações, reduções de custos, ideias de desenvolvimento e forma única de fazer negócios.

LÍDER ESTRATÉGICO

As empresas precisam cada vez mais formar profissionais bem preparados, principalmente no que se refere às lideranças, pois são elas que multiplicam a cultura, a visão e a missão da empresa a todos os níveis e precisam para tanto, sair da condição de simples líderes operacionais para líderes estratégicos, e assim:

  • Ter capacidade de modificar comportamentos
  • Ter capacidade de desenvolver habilidades
  • Ter foco na manutenção do conhecimento e na inovação
  • Ter capacidade de conduzir contínuos aumentos de qualidade e produtividade
  • Ser guardião da cultura organizacional
  • Ter facilidade em superar desafios
  • Ter capacidade de engajar e motivar as pessoas
  • Reter talentos e reduzir custos

É preciso entender que ser estratégico é mais uma das características importantes de uma pessoa que deseja ser um líder real.

RH ESTRATÉGICO

Nunca se falou tanto em liderança estratégica, com foco nos resultados, trabalho em equipe, visão estratégica e inteligência emocional, portanto é fundamental saber avaliar e desenvolver de forma precisa e eficiente cada um destes pontos, por isso, o RH precisa mais do que tudo ser também estratégico, ou seja, ele precisa conhecer a fundo as estratégias e necessidades da empresa e auxiliar os gestores em seus desafios, contratando de forma assertiva novos profissionais e conduzindo ações necessárias ao desenvolvimento das pessoas que conduzirão a empresa ao sucesso.

O RH estratégico é fundamental na busca contínua dos profissionais mais adequados para cada atividade e também na oferta de formas modernas e eficientes de capacitação e desenvolvimento das lideranças e equipes, além de estar sempre atualizado com relação às necessidades reais de treinamento de cada indivíduo, em alinhamento com suas metas pessoais e estratégia e metas da empresa.

TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA

Hoje a melhor opção para o RH Estratégico é lançar mão de parceiros capacitados e experientes que ofereçam soluções e suporte a todas as necessidades sem gerar altos custos a operação.

A Lidera é uma empresa sólida que conta com profissionais qualificados e tecnologias modernas que permitem aos gestores contar com uma plataforma interativa para avaliar de forma individualizada e precisa cada profissional de sua empresa, definir qual o melhor treinamento, dinâmica, trabalhos a serem feitos e pesquisar as necessidades para atingir os objetivos da empresa no que se refere à:

Contar com este tipo de suporte e tecnologia permite ao RH Estratégico da empresa, que em sua grande maioria conta com equipe reduzida, realizar trabalhos muito mais abrangentes, profundos, de alto impacto, eficientes e de baixo custo.

CONCLUSÃO

Se pararmos para pensar sobre quem cria a inovação, quem tem ideias revolucionárias e inspiradoras e quem transforma estas ideias em algo real e benéfico, a resposta sempre será: as pessoas, com seus talentos individuais e seus interesses pessoais.

As empresas que querem fazer a diferença e se destacarem em seus mercados ou até mesmo terem melhores chances de sobreviverem diante da concorrência, necessitam investir nas pessoas, no desenvolvimento de talentos, competências e no entendimento dos seus comportamentos, das suas motivações, necessidades, interesses e inteligência emocional-social.

As pessoas não devem ser tratadas como recursos, mas sim como parceiros!

 

Carlos Andrade                                                       Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior         Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.