NOSSOS COMPORTAMENTOS AFETAM NOSSO JUÍZO DE VALOR?

“Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.”

Leonardo da Vinci

 

COMPORTAMENTOS

Os comportamentos são a forma COMO agimos e nos comunicamos, eles nos mostram características muito úteis e importantes, tais como: Introversão, extroversão, ritmo, tom de voz, gestão do tempo, atenção a detalhes, interação com as pessoas, ambiente organizado, conclusão de projetos entre outros.

O QUANTO entendemos e valorizamos nossas capacidades, habilidades e talentos, são nossas competências que se dividem em técnicas e pessoais.

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS e HABILIDADES

O conjunto de aptidões ou competências técnicas pode ser definido como a junção e coordenação de características específicas.

O autor francês Thomas Durand, na obra “L’alchimie de la compétence” (“A alquimia da competência”, em tradução livre) em 1998, defende o conceito de que a competência técnica é formada por três dimensões independentes, mas interligadas:

  • Conhecimento, saber o que é preciso ser feito e por que. (Informação)
  • Habilidades, saber como deve ser feito. (Técnica ou Especialidade)
  • Atitude, ter o desejo e a iniciativa de fazer quando é necessário. (Determinação)

É importante perceber a diferença entre habilidade e competências, pois regularmente são confundidas.

A habilidade é associada ao saber fazer, a uma ação física ou mental que indica uma capacidade adquirida, já as competências técnicas ou “hard skills” são o conjunto de habilidades ou aptidões harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função ou profissão específica

COMPETÊNCIAS PESSOAIS e AXIOLOGIA

Todos somos indivíduos únicos com personalidades formadas por diversos aspectos, quando falamos de competências pessoais ou “soft skill”, estamos falando sobre a maneira com a qual entendemos, valorizamos e sentimos diversos aspetos com relação a nós mesmos e ao mundo a nossa volta, sobre a perspectiva de uma atividade que desempenhamos.

O estudo das competências pessoais é chamado de axiologia.

  • Axio = Valor ou Mérito e Logia = Estudo

Então o significado para axiologia seria, o estudo do valor.

A axiologia se refere a um conceito de valor, para entender melhor este conceito, logicamente seria necessário uma formação específica, contudo vamos tentar definir aqui, de maneira bem simples, a axiologia voltada à análise do valor das competências pessoais profissionais.

Conceitualmente as competências pessoais são atributos que permitem que alguém interaja de forma eficaz e harmoniosa com outras pessoas.

As competências pessoais básicas são comuns a todas as profissões, já as competências pessoais complementares, podem variar de uma profissão para outra.

Vejamos alguns exemplos:

COMPETÊNCIAS BÁSICAS SOBRE O MUNDO

  1. Julgamento
  2. Controle emocional
  3. Relacionamentos interpessoais
  4. Coesão com as pessoas, propósito e visão de futuro

COMPETÊNCIAS BÁSICAS SOBRE SI MESMO

  1. Autojulgamento
  2. Autocontrole
  3. Consciência do próprio valor
  4. Engajamento com as pessoas
  5. Identidade e direcionamento de carreira

COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES

  • Poder de recuperação
  • Raciocínio conceitual
  • Diplomacia e tato
  • Ouvir com objetividade
  • Foco no cliente
  • Pensamento estratégico
  • Alcance de metas
  • Administração de conflitos
  • Entre outras

JULGAMENTO DE VALOR

Para entendermos melhor a axiologia, como um ciência que nos ajuda a entender o julgamento de valor, acredito que um exemplo possa ajudar muito.

Se pegarmos a escolha de uma caneta como exemplo.

Vamos supor que você vá especificar uma determinada caneta, sofisticada, de boa qualidade, com características técnicas exigentes, provavelmente encontrará um preço de referência, ou seja, um valor médio de mercado.

Depois, você mostra esta caneta a um pedreiro e lhe diz quanto custa, provavelmente ele não dará muito valor, pois o valor de mercado e o tipo da caneta não são compatíveis com o entendimento e julgamento de valor dele, na perspectiva de desempenhar sua função.

Contudo, se você mostra a mesma caneta a um advogado, ele provavelmente se interessará por ela, pois o valor de mercado e o tipo da caneta são compatíveis com o entendimento e julgamento de valor dele, na perspectiva de desempenhar sua função, ou seja, um mesmo item pode ter diversos julgamentos de valor, dependendo da pessoa e da atividade que desempenha.

Ocorre o mesmo com o juízo de valor das competências pessoais, para se desempenhar um trabalho qualquer, há uma variação para cada pessoa.

 

CONCLUSÃO

Muito se fala sobre a necessidade de uma análise completa sobre o perfil de personalidade das pessoas para realizar trabalhos mais assertivos no recrutamento, desenvolvimento, coaching entre outras atividades, contudo, o que encontramos na maioria dos casos é a simples análise dos comportamentos, com extrapolações de atributos.

Para haver uma análise apropriada de competências pessoais, o indivíduo necessita utilizar a ciência da Axiologia e não a dos Comportamentos.

Com base ao exposto, podemos concluir que:

  • As Competências Técnicas são bem distintas das Competências Pessoais.
  • Os Comportamentos e seus atributos, tem outra origem e são bem distintos das Competências Pessoais.
  • Para desenvolvermos nossas Competências Pessoais, precisamos conhecê-las e tomar consciência dos pontos fortes e de melhoria, para depois agirmos.
  • O meio de desenvolvimento das Competências Pessoais na ação de autoconhecimento dos comportamentos, motivadores, valores e nível de inteligência emocional-social, para que através da análise combinada dos mesmos, possamos entender O QUE, o COMO e o PORQUÊ os comportamentos, entendimentos e julgamentos estão de acordo com as expectativas, precisam mudar ou serem adaptados.

 

Carlos Andrade                                             Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior           Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.