COMPORTAMENTOS E MOTIVADORES, QUAL A RELAÇÃO?

Você sabia que os comportamentos são o COMO alguém age e comunica e que os fatores de motivação são o PORQUÊ elas fazem o quem fazem?

É muito comum encontrar análises de perfis de pessoas feitas somente com base às informações comportamentais, uma vez que elas são úteis para se definir muitas coisas importantes sobre a forma de agir de um indivíduo e também por que são populares e fáceis de se encontrar na forma de avaliações no mercado, contudo é preciso ter atenção especial para alguns detalhes.

Metodologia DISC

Para análises comportamentais, posso citar a metodologia DISC do psicólogo Norte Americano William Moulton Marston descrita no livro “Emoções das Pessoas Normais”, como a mais utilizada no mercado nos dias de hoje.

Ela traz muitas informações relevantes como, por exemplo: forma e preferência de se comunicar, tom de voz, ritmo, grau de introversão ou extroversão, entre outras características, além da atributos como tolerância a mudanças, senso de urgência, velocidade de tomada de decisão, foco, flexibilidade, trabalho em equipe, entre outros. Cabe salientar que estes atributos são muitas vezes confundidos como sendo competências pessoais, o que não é correto, pois estas são estudadas por outra ciência, a Axiologia.

É importante lembrar que as informações obtidas em uma análise comportamental DISC nos permite avaliar o COMO as pessoas se comportam e se comunicam. Normalmente podemos observar e confirmar estas informações através da observações, contudo obter informações detalhadas e mensuradas é de grande utilidade.

Os PORQUÊS na equação da personalidade.

Para se obter um perfil mais completo de um indivíduo o qual se deseja desenvolver um trabalho de análise, principalmente para processos de recrutamento, seleção, coaching e psicoterapia, é de fundamental importância entender também os PORQUÊs de seus comportamentos.

O filósofo e psicólogo Alemão Eduard Spranger desenvolveu uma teoria que definia 6 valores principais para as pessoas, descritas no livro “Tipos de Homens”, que posteriormente foi aprimorado para 7. Estes valores ou fatores de motivação passaram a ser usados como informação importante para definir o perfil das pessoas.

Quando passamos a analisar também pontos de vista, julgamentos e formas de decidir, os fatores de motivação dão importante clareza sobre como alguém pensa e por que age.

Os motivadores dirigem nossas ações, são o porquê levantamos pela manhã e seguimos em frente todos os dias, neles estão contidos nossos valores, pontos de vista e paixões.

Analisar também os fatores de motivação de um indivíduo nos ajuda a entender como ele gosta de ser premiado, quais são seus objetivos, suas paixões, bem como as armadilhas por trás dos exageros, enfim nos permite enxergar através das lentes pelas quais ele enxerga o mundo.

Com a análise de fatores de motivação em mãos, fica simples detectar se o indivíduo estará satisfeito exercendo determinada função ou atuando em determinado ambiente, isso orienta e torna mais objetivo o processo de seleção, bem como de escolha de carreira, desenvolvimento de equipes e lideranças.

É importante saber também que motivadores desalinhados entre líderes, equipes, empresa, parceiros e fornecedores, podem causar grandes conflitos, falhas de comunicação e de entendimento, acarretando queda de produtividade, insatisfação e aumento do turnover.

Conclusão

A relação que percebemos entre os comportamentos e motivadores é que são complementares e que ambos nos ajudam a compor o perfil de personalidade de uma pessoa.

Para uma análise completa de um perfil de personalidade com o intuito de fazer um trabalho consistente de desenvolvimento de talentos, particularmente concordo com os trabalhos do Dr. Shayne Tracy que sugere acrescentar mais duas análises ao processo:

Quando um profissional treinado conhece esta metodologia e pode ter em mãos avaliações precisas sobre estes aspectos, seus processos de trabalho são muito mais precisos e rápidos e seus resultados mais assertivos.

Hoje em dia um líder ou recrutador ou orientador vocacional, bem como um coach ou psicólogo que trabalhe sem ter em mão informações deste tipo, dispende muito mais tempo no processo de busca das informações em suas sessões e entrevistas e também corre o risco de chegar a conclusões menos precisas em seus trabalhos de análise e desenvolvimento humano ou até mesmo de não conseguir descobrir certas características importantes e relevantes da personalidade do indivíduo durante o processo, acarretando a entrega de um trabalho menos preciso e assertivo.

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Carlos Andrade                                                                Roberta Araujo

Consultor, Palestrante e Master Coach Sênior                 Psicóloga, Palestrante e Master Coach

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